top of page

Poesia: Maria Cristina Camilo e a tarde

Conheça Maria Cristina Camilo, uma pioneira na comunicação da República Dominicana e defensora dos direitos dos idosos, e a emocionante poesia que desafia estereótipos sobre o envelhecimento, mostrando que a tarde da vida é uma época de experiência e sabedoria.


O que torna algo "viral" e o compartilha com milhares de pessoas em todo o mundo? A resposta reside na capacidade de identificação com a história e os valores subjacentes, bem como nas emoções que o momento evoca nas pessoas. Foi precisamente isso que aconteceu com um vídeo em que uma mulher de 102 anos, Maria Cristina Camilo, recitou um poema. O lugar era um evento dedicado à terceira idade na República Dominicana, cujo objetivo era abordar os desafios e oportunidades enfrentados pela população idosa naquela sociedade. Este encontro congregou figuras do governo, representantes da sociedade civil e membros da comunidade idosa do país, abrangendo uma série de temas essenciais, como saúde, educação, emprego e direitos dos idosos.

mulher e poesia

María Cristina Camilo: Uma Vida de Realizações na Comunicação


María Cristina Camilo nasceu em 25 de dezembro de 1921, na República Dominicana, e é uma defensora apaixonada dos direitos dos idosos.


Segundo sua biografia disponibilizada (link abaixo), ela perdeu sua mãe muito jovem e foi criada com todo amor por sua tia. Completou sua educação na escola Inmaculada Concepción, estudou e trabalhou como enfermeira por quase doze anos e casou-se muito jovem. Com muito talento para as artes, aprendeu piano, bandolin e pintura. Mas foi em 1952 que sua vida tomou o rumo que marcou sua vida: um anuncio buscava pessoas com dicção impecável e lá foi Maria Cristina se apresentar na 'La Voz del Yuna', e tornar-se a primeira locutora nacional a falar pela 'Voz Dominicana'. Sua contribuição para a televisão dominicana também foi marcante, pois inaugurou a televisão local com o programa 'Romance Campesino". Ao longo de sua carreira, recebeu várias honrarias nacionais, e também foi premiada com o 'Grande Microfone de Ouro' em 1991, e duas estatuetas Casandra, por sua contribuição para os meios de comunicação na República Dominicana. Em 2021, foi homenageada por sua trajetória de mais de 70 anos inenterruptos nos meios de comunicação.


O poema "Aquí no hay viejos, simplemente nos llegó la tarde"



O poema é uma reflexão sobre os estereótipos. O poema afirma que não há velhos, apenas pessoas que chegaram à tarde da vida. No poema 'velho' é o mar, o sol e a lua, mas nós, que somos seres com sabedoria, apenas chegamos na tarde da vida. Este momento não é de fraqueza ou inutilidade, e é uma experiencia que deve ser valorizada por aqueles que se sentem, e são, mais jovens, pois para eles a tarde também chegará.


Abaixo segue a poesia traduzida, mas não deixe de acessar o vídeo e se emocionar com a voz poderosa de Maria Cristina no link que segue:


LINK PARA O VÍDEO NO FACEBOOK: https://fb.watch/n5wgzmvou3/


Aqui não existem velhos, Apenas chegou a tarde


Aqui não existem velhos,

Apenas chegou a tarde:

Uma tarde repleta de experiência,

Experiência para oferecer conselhos.


Aqui, não existem velhos,

Apenas chegou a tarde.

O mar é velho e majestoso,

O sol é velho e nos aquece,

A lua é velha e nos ilumina,

A terra é velha e nos dá vida,

O amor é velho e nos encoraja.


Aqui, não existem velhos,

Apenas chegou a tarde.

Somos seres repletos de sabedoria,

Graduados na escola da vida e no tempo,

Que nos concedeu o mestrado.

Escalamos a árvore da vida,

Colhendo os melhores frutos,

Esses frutos são nossos filhos,

A quem cuidamos com paciência.

Essa paciência nos é retribuída com amor.

Foram crianças, são adultos e se tornarão velhos.

A manhã virá, e a tarde chegará,

E eles também darão conselhos.


Aqui, não existem velhos,

Apenas chegou a tarde.

Jovem: Se em sua jornada você encontrar Indivíduos de passos serenos,

Com olhares gentis e afetuosos,

De pele enrugada e mãos trêmulas,

Não os ignore, ajude-os,

Proteja-os, ampare-os,

Ofereça sua mão amiga e seu carinho.

Lembre-se de que um dia,

Também a você, a tarde chegará


Referências:


📝 Se gostou, deixe seu comentário 🔄 Compartilhe com quem também gosta de poesia!


763 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page