top of page

Empreendedorismo: Desbravar Novos Horizontes Após a Maturidade

Descubra por que o empreendedorismo não tem idade! Explore como a maturidade é um trampolim para novos negócios e realizações e se inspire nos exemplos de homens e mulheres que alcançaram o sucesso na idade madura.


Alguma vez você pensou que gostaria de começar um ‘negócio’ e disse para si mesma que ‘é tarde, eu deveria ter iniciado mais jovem’? Se você já fez esta pergunta, saiba que a resposta é exatamente muito diferente do que muitas pessoas pensam. Enquanto é comum associarmos o empreendedorismo ao vigor da juventude, a verdade é que a idade madura reserva um espaço valioso e transformador para quem decide se aventurar no mundo dos negócios.


cidade multicolorida
Empreender é como criar um mosaico de cores e formas, cada peça representa uma possibilidade única e vibrante.

Empreender, qual a idade para começar?


Após a aposentadoria, empreender não é apenas sobre buscar a riqueza material, mas sobre explorar um terreno que vai além do financeiro. É uma oportunidade de reacender paixões adormecidas, de revelar habilidades latentes e de oferecer uma contribuição significativa à sociedade, pois seu conhecimento cria conexões que podem emergir de maneira surpreendente se for direcionado ao empreendedorismo. No entanto, algumas pessoas não conseguem perceber este potencial por um tipo de crença de que a ‘velhice’ está chegando, sem dar conta de que pode recomeçar esta fase da vida com novos desafios que poderão, além de tudo, ser uma fonte de renda satisfatória.

É fácil, não digo que seja, mas é possível, desde que exista uma mudança de crenças e paradigmas. Algumas pessoas compreendem que envelhecer não é se conformar com o ‘status quo’, mas que pode ser uma etapa para promover o inconformismo com àquilo que a sociedade traduz como limitação.

Portanto, independente da sua idade, é chegada a hora de encarar o empreendedorismo como uma oportunidade de crescimento pessoal e impacto social. Seja qual for a sua habilidade ou visão, se for de tua vontade, sua paixão pode ter um espaço no mundo dos negócios.


Inspirações para um novo olhar sobre o empreender


Para sua inspiração seguem abaixo exemplos de mulheres e homens que alcançaram sucesso após uma ‘certa idade’....


Mulheres:

  • Anna Mary Robertson Moses (Vovó Moses): Começou a pintar na década de 1930, alcançando reconhecimento artístico aos 78 anos por suas pinturas encantadoras.

  • Ruth Cardoso (Brasileira): Embora não tenha fundado um negócio no sentido tradicional, fundou projetos sociais e acadêmicos após os 60 anos, contribuindo para o desenvolvimento social no Brasil.

  • Julia Child: Lançou seu primeiro livro de culinária aos 49 anos, tornando-se uma personalidade de TV e influenciando a culinária global.

  • Carmen Herrera: A artista cubana-americana começou a receber reconhecimento e sucesso artístico após seus 80 anos, provando que nunca é tarde para o reconhecimento no mundo das artes.


Homens:

  • Geraldo Rufino (Brasileiro): Fundou a JR Diesel, empresa de reciclagem de peças de caminhões, após os 50 anos. Sua história de sucesso inspira muitos empreendedores.

  • Harland Sanders: Fundador da rede de lanchonetes KFC, vendeu a primeira franquia aos 62 anos e deixou como legado uma operação com milhares de lojas pelo mundo.

  • Joseph A. Campbell: Abriu a primeira fábrica da Campbell's Soup aos 52 anos, lançando uma linha de produtos que se tornou um ícone mundial.

  • Antônio Olinto (Brasileiro):Fundou a Agrofel, uma empresa de insumos agrícolas, aos 65 anos, transformando-a em uma referência no setor agrícola.


Gostou do artigo? Comente abaixo e compartilhe essa mensagem de empoderamento empreendedor com seus amigos. Vamos juntos construir uma comunidade de realizadores! 💬✨






24 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page