top of page

De 'Os Jetsons' ao Chat GPT: A Evolução Tecnológica que Transformou Nossas Vidas

Atualizado: 13 de ago. de 2023

Descubra como a tecnologia mudou nossas vidas ao longo do tempo e como a interação com o Chat GPT oferece novas possibilidades.


Você se lembra do desenho animado Os Jetsons? Quem não se lembra daquele desenho animado produzido por Hanna-Barbera que representava uma família que vivia num futuro imaginário onde a tecnologia dominava o dia a dia das pessoas? A série teve sua estreia em 1962 e mostrava uma incrível família composta pelos pais George e Jane, e seus filhos Judy e Elroy, além do esperto cachorro Astro. Eles moravam em uma casa toda automatizada, utilizavam carros voadores, tinham robôs como parte integrante de suas famílias (a robô Rosie, responsável pelas tarefas domésticas), andavam em esteiras transportadoras e usavam telefones que permitiam fazer chamada de vídeo. Era fascinante ver toda a tecnologia desta 'família do futuro'. O que não sabíamos na época era que a ficção mostrava uma realidade que iríamos presenciar...


uma família do futuro
Alegoria criada por AI para 'Os Jetsons'


Recordando a Tecnologia dos Anos 70/80: TVs em Preto e Branco, Toca-Fitas e Discos de Vinil

Por volta dos anos 70, a maioria das casas não possuía televisão a cores, apesar de ter sido inventada na década de 50, pois era muito cara para a maioria das pessoas. As imagens eram em preto e branco, e ficávamos imaginando como seriam as cores dos olhos e cabelos dos personagens.


E quanto à música? Quem não se lembra dos toca fitas para reprodução de música que, muitas vezes, enrolava a fita dentro de sua caixa, e ficávamos horas tentando delicadamente recuperá-la para não perder as músicas favoritas que estavam gravadas?


Depois vieram as fitas cassetes, que possibilitavam assistir filmes que eram alugados em lojas de vídeo locadoras. Existiam gravadores de rolo, telefones de disco onde precisávamos discar cada número de uma vez e esperar que o disco voltasse para a sua posição original.


Toca discos, todo jovem queria ter um, com os muitos discos de vinil, que reproduziam a música gravada a partir de um prato giratório e uma agulha de diamante que, ao ser colocada em cima do disco, produzia a informação codificada e gerava vibrações mecânicas que eram amplificadas e reproduzidas em caixas de som.


E os computadores pessoais, que só foram criados em 1976 e comercializados a partir da década de 80, eram verdadeiros trambolhos com telas preto e branco, lentos e com poucos recursos, executando programas simples.


A Evolução dos Celulares: Do Tijolo Com Antena e o Smartphone Revolucionário ao Chat GPT

Quando chegamos nos anos 90, ficamos impressionados com um telefone que podia nos acompanhar em qualquer lugar. Lembro-me de empresários e 'socialites' que andavam exibindo verdadeiros tijolos pretos com antenas como sinônimo de 'status'. O primeiro telefone celular, ou telemóvel como dizem os portugueses, inventado em 1973 pela empresa Motorola, pesava cerca de 1 kg, e era apenas capaz de fazer e receber chamadas de voz. Mas em 1992 a empresa IBM criou o primeiro smartphone, sendo um marco importante na tecnologia e abrindo caminho para a popularização dos celulares multifuncionais a partir dos anos 2000. E chegou a internet que conecta pessoas em todo o mundo, e permite compartilhar informações instantaneamente, um marco fundamental na transformação da sociedade e no avanço da tecnologia.

Tudo isso está muito presente na memória vintage de quem viveu essas décadas e hoje se depara com mais uma popularização tecnológica: a Inteligência Artificial. Entre todas as IAs que chegam disponibilizadas para nós, simples consumidores mortais, o Chat GPT veio para surpreender aqueles que não olham a tecnologia com bons olhos.


Chat GPT: Interação com a Inteligência Artificial possível a todos


O Chat GPT (Generative Pre-trained Transformer) é um sistema de inteligência artificial que utiliza um modelo de linguagem para compreender um comando simples e gerar texto de maneira similar aos seres humanos. Durante seu treinamento, o computador foi alimentado com grandes quantidades de dados textuais, permitindo que aprendesse padrões complexos em diversos contextos, tornando a ferramenta capaz de gerar textos semelhantes ao que uma pessoa escreveria.


uma mulher no computador

O mais interessante desta tecnologia é a possibilidade de interação com os humanos, possibilitando uma conversa com a máquina como se estivesse dialogando com outra pessoa real. Isso permite fazer perguntas e o Chat GPT gerar respostas coerentes, proporcionando uma experiência de conversação.



É uma tecnologia que permite diversas interações, desde fazer uma simples lista de compras para uma dieta low carb até tarefas complexas, como gerar códigos para profissionais de tecnologia da informação.


Há várias funções e benefícios para o usuário ao interagir com a tecnologia, incluindo a obtenção rápida de informações relevantes, uma vez que a ferramenta está disponível na internet. Desde as áreas pessoais do desenvolvimento humano até interações sociais e negócios, tudo que depende da elaboração textual pode ser beneficiado pela utilização do Chat GPT.


Embora o Chat GPT seja um magnífico auxílio na produção de textos, não deve ser considerado um substituto para a escrita e comunicação humana. As perguntas e comandos devem ser objetivos e coerentes, pois muitas vezes as respostas podem sair do contexto, além de algumas serem enganosas. Os textos produzidos por Inteligência Artificial são baseados em padrões linguísticos, o que exclui a criatividade e as emoções humanas. Portanto, apesar de ser uma incrível ferramenta para gerar textos, é preciso ter cautela ao utilizá-la.

Quanto à pergunta que todos fazem sobre a possibilidade da inteligência artificial substituir o ser humano?

Na minha singela opinião, isso não acontecerá, pois as relações humanas dependem de muitos fatores que, pelo menos no momento atual, não são passíveis de serem incorporados à máquina. No entanto, só o tempo dirá até onde a tecnologia nos levará. Sinceramente, gostaria de viver mais mil anos para conferir.

🌟 Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário! Se você conhece alguém que possa se inspirar com este texto, pode compartilhá-lo! 🚀




54 visualizações6 comentários

Posts recentes

Ver tudo

6 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Denise Vizzotto
Denise Vizzotto
Aug 02, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Super interessante resgatar memórias e perceber o quanto a tecnologia mudou a vida numa velocidade impressionante. E nós precisamos nos adaptar ao novo, interagir. É um grande desafio.

Like
Eliane Ramin
Eliane Ramin
Aug 03, 2023
Replying to

Verdade, né? E a gente vai se adaptando e não percebe as mudanças...

Like

Rated 5 out of 5 stars.

Definitivamente, não existe nenhuma geração que tenha presenciado e vivenciado tantas transformações, como a dos Adolescentes Vintages 😍😍 Sempre fui apaixonada pelos Jetsons❤️Muito orgulho fazer parte de todas essas transformações

Like
Eliane Ramin
Eliane Ramin
Aug 03, 2023
Replying to

Verdade.... eu sou 'suspeita', pois amo tecnologia.

Like

Helena Arantes
Helena Arantes
Aug 02, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Esse texto é pura nostalgia....aaahhhhh, que delícia relembrar meus discos de vinil , o som podia não ser nítido como num CD, mas as memórias que trazem, nenhum CD alcança. Amei o artigo!

Like
Eliane Ramin
Eliane Ramin
Aug 03, 2023
Replying to

Obrigada! Envia sugestões de temas... E se quiser mais um artigo... Beijinhos

Like
bottom of page