top of page

Évora: Explorando a História e a Intrigante Capela dos Ossos, Portugal

Explore a fascinante história de Évora e a enigmática Capela dos Ossos em Portugal. Descubra a rica história romana da cidade e a coragem de Geraldo Sem Pavor. Conheça a intrigante Capela dos Ossos, uma relíquia macabra que desafia nossa perspectiva da vida e da morte.


Évora é uma cidade situada na região do Alentejo e é uma das cidades que mais atraem visitantes em Portugal. Suas ruas de pedra são cheias de história e, assim como em Óbidos, estão repletas de casas pintadas de branco. Évora também abriga resquícios da época dos romanos. Entre todos os monumentos da cidade, destaca-se a enigmática Capela dos Ossos, um lugar que desafia nossa percepção da vida e da morte.


Évora: Um Vislumbre de sua História


Na época dos romanos, Évora era conhecida como "Liberalitas Julia". Um dos pontos centrais da cidade era o fórum romano, consagrado à deusa da caça, Diana. Este templo, com mais de 2000 anos de existência, foi quase completamente destruído durante a invasão dos bárbaros.


templo romano
Ruinas do Templo Romano - arquivo pessoal

Quando os mouros chegaram a Portugal em 715 D.C., tomaram controle de Évora, até que, em 1166, a cidade foi retomada por Geraldo “Sem Pavor”. O século XVII foi um período de conflitos e reconquistas, onde Geraldo Geraldes se destacou na batalha pela recuperação das terras dominadas pelos mouros. Geraldo liderava um grupo de homens que incluía proscritos e salteadores, e ele se ofereceu para liderar os ataques à cidade de Évora. A lenda conta que ele e seus homens se infiltraram nas muralhas da cidade, alcançando o seu objetivo e tornando-se parte da história local.


A cidade floresceu durante a Idade Média e hoje é um destino histórico em Portugal, com sua arquitetura medieval e renascentista, incluindo a Catedral e a Universidade de Évora, fundada em 1559 e uma das mais antigas da Europa.


Capela dos Ossos: Uma Relíquia Macabra e Fascinante


capela dos ossos
Portal da Capela dos Ossos - arquivo pessoal

A Capela dos Ossos está localizada dentro da Igreja de São Francisco e é conhecida por sua decoração, que em certo ponto é sombria. A capela foi construída no século XVII por iniciativa de três monges franciscanos, com o intuito de enfatizar a efemeridade da vida e a inevitabilidade da morte. O interior da Capela dos Ossos é revestido com ossos humanos dispostos com cuidado, incluindo crânios e fêmures, que compõem parte das paredes e pilares. Na entrada, a inscrição nos confronta com a verdade estranha: "Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos."


capela dos ossos
Parede de Ossos e Múmia: desmistificando lendas locais, as múmias foram identificadas como sendo de uma mulher e uma criança

De acordo com informações do site oficial da cidade de Évora (link abaixo), o local costumava ser uma espécie de dormitório e local de reflexão para os frades. Ao desativar dois cemitérios monásticos que ocupavam muito espaço na cidade, eles tiveram a ideia de extrair os ossos do solo e "decorar" a capela.


Estima-se que cerca de 5000 ossos humanos dessas sepulturas e de outros cemitérios antigos da cidade estejam presentes. Sem dúvida, a Capela dos Ossos é um ponto turístico interessante em Évora. Contudo, não deixe de conferir a incrível exposição de presépios de diferentes tipos e origens, também presentes na Igreja de São Francisco.


presépios
presépios - arquivo pessoal

Reflexões e uma curiosidade


O objetivo principal dos frades que idealizaram a Capela dos Ossos era promover a reflexão sobre a efemeridade da vida, nos fazendo questionar o quanto perdemos tempo com trivialidades. Entretanto, esse pensamento também possui outro aspecto: podemos indagar por que devemos continuar lutando se tudo é passageiro? Cada osso exposto é um lembrete silencioso de que a vida é preciosa, e que devemos direcionar nossos esforços para o que realmente importa. Você concorda?


Deixo aqui, também, uma curiosidade pessoal: Alguém sabe o motivo pelo qual os crânios dispostos nas paredes parecem, em sua maioria, pertencerem a mulheres e crianças? Após pesquisas, obtive a informação de que isso pode se dever às condições de saúde precárias e à alta mortalidade infantil da época, somadas à expectativa de vida limitada. Bem, essa é uma questão que continua a suscitar reflexões. Se você tiver outra resposta, não hesite em escrever nos comentários.



Se a Capela dos Ossos despertou sua curiosidade ✨, não deixe de compartilhar 📲 e continue a explorar no blog outros destinos vintage que revelam os mistérios do passado. Cada local guarda suas próprias histórias únicas 📜, prontas para serem desvendadas 🔍.


9 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page